Bloco de vidro é capaz de coletar energia solar

Edifícios consomem bastante energia elétrica. São iluminações, elevadores, sensores e diversos outros equipamentos consumindo energia ao mesmo tempo inclusive. E para se obter tanta eletricidade, capaz de abastecer grandes áreas urbanas, com várias unidades comerciais e residenciais, é necessário o uso abundância de recursos naturais.

Recentemente algumas pesquisas na área da construção civil, estão sendo dedicadas ao desenvolvimento de prédios com energia renovável. Como resultado desse avanço, alguns sistemas já estão sendo disponibilizados no mercado. Um deles é o BIPV – que significa sistema de construção com energia fotovoltaica.

Em parceria com as empresas Building Integrated Photovoltaics e a Glass Block Technology, os cientistas Hasan Baig e Tapas Mallick, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, desenvolveram um produto revolucionário para a construção civil.

É bem provável que esta seja a próxima tendência em arquitetura e engenharia civil sustentáveis. Trata-se de um bloco de vidro diferente, muito semelhante a outros blocos decorativos comuns, mas que possui a incrível capacidade de gerar energia. Esse bloco chama-se Solar Squared, ele coleta a energia solar e converte em eletricidade.

 

 

Esse bloco possui em seu interior pequenas células fotovoltaicas inteligentes. Elas funcionam como pequenas lentes, que potencializam a captação dos raios solares, aumentando assim a produção de energia elétrica. Toda essa carga pode alimentar instantaneamente os sistemas do edifício ou ficar armazenada em baterias, para ser utilizada em outro momento.

Nós da Somas Engenharia estamos atentos a todas as novidades do mercado, e de olho em novidades como essa. Para qualquer outra informação, basta entrar em contato conosco. Será um enorme prazer atender você.