Como fazer uma reforma segura?

Se você está pensando em realizar alguma reforma, a primeira iniciativa é procurar um profissional qualificado como engenheiros civis, arquitetos, engenheiros eletricistas e hidráulicos. Essa é a recomendação que nós da somas Engenharia procuramos orientar nossos leitores e seguidores.

Para cada tipo de reforma existe um profissional específico, mas, normalmente, em obras que irão fazer alterações na estrutura, quem deve realizar o acompanhamento é um engenheiro civil.

Digamos que a reforma consiste em trocar o forro de gesso de um apartamento, nesse caso o profissional deve estar apto para identificar o peso da estrutura e os objetos que serão fixados para garantir a estabilidade da obra.

Alguns fatores são importantes para o andamento de uma reforma de maneira segura, os vícios construtivos podem ser evitados com o acompanhamento adequado de um profissional especializado nesse tipo de serviço. Geralmente, o pedreiro contratado para a mão de obra não conhece todos os fatores importantes para manter a estrutura segura. Não necessariamente isso significa que um desastre irá acontecer, mas o resultado é uma obra que apresentará problemas mais adiante.

Vale lembrar ainda que existe uma legislação em vigor, onde obras irregulares estão sujeitas a multas que são aplicadas pelo Conselho Regional de Engenharia, órgão responsável pelo controle e fiscalização de obras em nosso estado.

É isso pessoal, esperamos contribuir com informação relevante para vocês. Fiquem atentos aos cuidados para garantir a maior eficiência na execução de suas obras.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!