Conheça o concreto translúcido

Novas técnicas, tecnologias e invenções estão surgindo e transformando de maneira significativa a construção civil, melhorando a qualidade das obras e otimizando tempo e investimentos no setor.

E uma dessas inovações é o concreto translúcido.

Esse material é composto por 5% de fibras ópticas, o que viabiliza a passagem de luz do ambiente externo de modo suave, deixando à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto e possibilitando a redução da utilização de luz artificial.

Outros fatores importantes são a maleabilidade, a impermeabilidade e a resistência desse material, além da promessa de que as possibilidades de rachaduras e infiltrações sejam menores em relação ao uso do concreto comum.

Esse Concreto brilha no escuro?

O professor José Carlos Rubio, da Universidade de Michoacana, no México, foi o responsável pela invenção de um tipo de concreto capaz de brilhar nas mais diferentes cores durante a noite.

Segundo o professor, “a diferença está na maneira como o pó de concreto é misturado com a água: uma fórmula secreta desenvolvida pelo professor incentiva a formação de cristais na massa, algo normalmente evitado na fabricação do concreto. Esses cristais são essenciais para gerar o efeito de brilho no cimento, uma vez que eles absorvem a luz do sol durante o dia. Logo quando chega o período noturno, eles passam a emitir a energia acumulada na forma de luz, de maneira semelhante à que ocorre com os materiais fluorescentes, assim brilhando no escuro.