Tendências na construção civil em 2018

São inúmeras as tendência a cada ano na construção civil, tanto pela evolução das tecnologias no setor, fatores econômicos ou pelas práticas desenvolvidas nos canteiros de obra.
Para ajudar você a iniciar o ano a par das tendências para o ano de 2018, nós preparamos esse post com algumas novidades que prometem ganhar destaque no setor durante esse ano.

1. A Internet das Coisas – refere-se à utilização da internet para gerenciar equipamentos e objetos comuns do nosso cotidiano. Os benefícios dessa utilização vão desde a economia de energia até a grande praticidade do uso compartilhado de aparelhos eletrônicos como televisores, lâmpadas, geladeiras, entre outros.

Na construção civil, a interação é fundamental para que os projetos possam acontecer de forma integrada e com mais dinâmica. Esse processo aplicado junto com nos equipamentos de construção permitem uma gestão inteligente de equipes no canteiro de obras, além de agilizar a execução estratégica de serviços. Com essa utilização inteligente é possível encurtar prazos, antecipar problemas e sincronizar as informações necessárias para o melhor andamento de uma obra.

2. Realidade Aumentada – a realidade virtual permite que os usuários vejam através dos ambientes em 3D e 4D, a realidade aumentada permite que eles vejam através de ambientes 3D reais, visualizando esse ambiente e suas informações em tempo real. Durante a elaboração de um projeto é possível visualizá-lo no ambiente real e verificar aspectos de dimensão e compatibilidade de determinado ambiente.

Existem diversos aplicativos e softwares de realidade aumentada específicos para a construção civil. O App MeasureKit é um deles e permite ao usuário a interação com objetos ou componentes de construção através da tela do seu smartphone, medindo e até realizando cálculos e o nivelamento de superfícies.

3. Gestão Móvel de Projetos – Esse modelo não é tão novidade assim, mas promete ser um modelo de gestão obrigatório em empresas do setor de construção civil. Em um mercado cada vez mais conectada, é de fundamental importância manter todas as informações dos projetos ao seu alcance em qualquer lugar e horário.